Home Comunidades Brasil Prêmio Para Mulheres na Ciência

Prêmio Para Mulheres na Ciência

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Prêmio Para Mulheres na Ciência – L’Oréal/UNESCO/ABC entrega prêmio a pesquisadoras no RJ

prêmio Para Mulheres na Ciência

L’Oréal/UNESCO/ABC entrega a sete pesquisadoras o prêmio de uma bolsa no valor de 20 mil dólares para apoiar suas linhas de pesquisa. Esse prêmio é anual.

 

Prêmio Para Mulheres na Ciência – A 10ª edição do prêmio Para Mulheres na Ciência é uma parceria da L’Oréal Brasil com a Organização da ONU para a Educação, onde foram premiadas, em 10 anos, 64 jovens pesquisadoras.
O talento de mulheres cientistas brasileiras foi reconhecido em uma cerimônia no Palácio da Guanabara, nesta terça-feira (20) no Rio de Janeiro. A cada ano, sete pesquisadoras são premiadas com uma bolsa no valor de 20 mil dólares para apoiar suas linhas de pesquisa.
Entre os estudos premiados estão medicamentos mais efetivos para doenças crônicas, falhas na transmissão de dados por sistemas de comunicação e a evolução das galáxias. De acordo com as cientistas, o prêmio vai além do próprio reconhecimento, pois serve como vitrine para mostrar a relevância das pesquisas lideradas por mulheres no Brasil.
Elisa Brietzke, pesquisadora do departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estuda o envelhecimento precoce de indivíduos bipolares com a progressão da doença, desenvolvendo medicamentos capazes de bloquear este avanço. Isto demonstra como um cientista, em especial uma mulher cientista, também alcança o sucesso se permanecer em seu país.
Elisa Orth, do departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também foi premiada, tendo focado sua pesquisa no desenvolvimento de novos catalisadores que acelerem eficientemente diversas classes de reações químicas. Uma potencialidade é obter enzimas artificiais que poderiam ser usadas para resolver problemas genéticos — relacionados a doenças como câncer, fibrose, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, entre outras. Outro interesse de aplicação é destruir substâncias químicas nocivas à saúde humana, presentes em muitos agrotóxicos ainda utilizados no Brasil.
Contar com o incentivo desse prêmio anual, certamente ajudará mais cientistas mulheres a desenvolverem seu trabalho mostrando o sucesso e capacidade dos seus trabalhos científicos.

Fonte: ONU

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Matérias relacionadas:

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe um comentário